Dicas

TESTE-AS E VERIFIQUE SE MELHORA A PRÁTICA

Fale mentalmente com você mesmo que irá contemplar tudo, não irá julgar, nem opinar, apenas contemplar os pensamentos. 


A prática de Metta pode ser uma alternativa para driblar a sonolência.


O importante é não se identificar com a ideia, com o pensamento.


É só não esperar nada que os efeitos aparecem.

 
Quando você cair em um pensamento e perceber isso volte à atenção na respiração, porém não volte tenso, relaxe os músculos e ai volte para a respiração.


Quando começar o sono respire fundo algumas vezes e se precisar arrume a postura, (quando precisar se mexer durante a meditação faça tudo devagar e com atenção plena nos movimentos que faz).



Percebi espontaneamente que entre a inspiração e a expiração existe um silêncio, tente focar nele.


Minhas costas começaram a doer e nessa hora a mente se agitou mais, então respirei fundo algumas vezes e não me apeguei nem as dores e nem à agitação. Depois de um tempo percebi a energia do corpo e mente se estabilizando, as dores existiam, porém não me incomodaram mais.


Logo no começo percebi que apenas estava sentado observando os pensamentos e eu não tinha objetivo algum, como por exemplo, me concentrar ou algo do tipo, isso me aliviou muito!



No dia a dia deve ser assim, ter uma mente que não se apega aos pensamentos, ter uma mente tranquila, lúcida.


Tive momentos de dor, porém foquei na respiração e deixei que naturalmente a dor sumisse, isso aconteceu com o pensamento fixo (obsessivo) de esperar o celular tocar avisando o término da meditação, porém foquei no fluxo de ar e no aqui e agora e a ideia fixa perdeu a força até sumir, porém ela voltou, então fiz o mesmo de antes e ela sumiu novamente.


Mais p/ o final comecei a sentir falta de ar, então fui relaxando o tórax, o abdômen e fiz uma respiração profunda, isso melhorou a situação.


Relaxe a mente enquanto foca na respiração, não fique tenso querendo prestar atenção, apenas relaxe! Fique com uma mente livre, vários pensamentos virão e o que você deve fazer é apenas observa-los, não se culpe e nem se estresse por causa deles.


O minirretiro é sempre uma ótima prática de meditação, junto com a sanga fica mais fácil ficar mais tempo em meditação.




O que me ajudou muito foi respirar (respiração abdominal) e sentir o corpo junto com a respiração, me ajudou a ficar no momento presente e sentir grande serenidade.


Às vezes senti que a parte do abdômen onde respiro ficava tensa, dura, então eu relaxava e depois de um tempo melhorava.




Os pensamentos sempre virão, o importante é sempre voltar p/ o foco da meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário