Sensações

NÃO SE APEGUE AS SENSAÇÕES, APENAS OBSERVE-AS E DEIXE PASSAR, ASSIM COMO FAZ COM OS PENSAMENTOS


Teve um momento que percebi que os pensamentos estavam em um volume muito baixo e tive a sensação da mente mais presente. Então isso se ampliou e tive a percepção da mente maior que a minha cabeça física e o corpo todo ficou leve e não senti nenhuma dor.


Teve certo momento que senti satisfação, uma alegria sem motivo consciente que me fez até soltar um sorriso discreto.



Tive algumas sensações como perceber o corpo sentado em meditação e a respiração naturalmente, o corpo e a mente plenos de calma e tranquilos.




Outra sensação foi de estar cheio de ar/energia/prana, eu prestava atenção na respiração e minha mente focou no diafragma que parecia cheio dessa energia, eu me sentia abastecido. E realmente no final do retiro eu estava sem fome, depois de ter ficado mais de cinco horas sem comer e, além disso, um bem estar quase no corpo todo, menos nas costas.



Comecei sentir energias fortes em mim que até me deslocavam da posição, apenas observei-as e elas vinham e iam e as dores das costas melhoravam quando essas energias apareciam. Algo diferente.



Senti o pulmão e o abdômen se encherem de ar e uma sensação agradável eu senti desse mecanismo, pareciam que trabalham harmoniosamente.



Na meditação em pé, focando no corpo, experienciando o corpo parado, foi muito bom tive a forte sensação que eu não sou o corpo.


Na meditação algumas vezes tinha segundos de intervalos entre os pensamentos e teve um momento de relaxamento do corpo e bem estar mental. (geralmente quando acontece isso cessam os pensamentos).



Senti energias no corpo que aumentaram minha respiração, mas não me apeguei a isso.


Senti algumas energias e o meu corpo tremeu um pouco, não me apeguei a isso apenas observei, então passou.




Tive a sensação de que eu estava amplo e mais alto do que realmente estava, é uma sensação estranha, vieram alguns pensamentos mais eram poucos e fracos, senti o corpo e sabia que estava na mesma posição inicial, porém eu me sentia mais alto e olhando p/ o mesmo ponto na parede.


Quando fico alguns dias sem meditar e medito a sensação é muito boa, realmente confortadora.


Eu consegui ver os pensamentos se criando algumas vezes, o que facilita muito para não entrar neles.

4 comentários:

  1. Após algum tempo na meditação, aos poucos me senti deslocando dos pensamentos, das imagens e sensações que surgiam, assim como um espectador observando de certa distância. Ali, por um momento me senti estável e não influenciável pelos pensamentos que surgiam. Sentia apenas uma leve calma e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa experiência, pense bem como os pensamentos(sensações, percepções) são apenas fenômenos da mente, não somos nós! Contemple como isso pode ser útil em seu dia-a-dia (por exemplo quando surgir alguma discriminação de alguém, aquilo é só um pensamento) e volte ao silêncio!

      Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nessa vida.” –Sogyal Rinpoche

      Excluir
    2. Muito bom Gu Pereira!
      Tente apenas não desejar que isso aconteça novamente quando sentar para meditar.

      Continue com sua rotina de meditação para tentar estabilizar essa visão.
      É muito fácil nos apegarmos a estados meditativos que trazem prazer, porém esse apego nos faz perder esse estado e como ficamos presos pela esperança que ele aconteça de novo, podemos deixar de avançar no caminho.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir